Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gosto disto, e então?

Por Patrícia Costa

Por Patrícia Costa

Gosto disto, e então?

24
Mai19

"As mentiras da cosmética"

Patrícia Costa

"As mentiras da cosmética" é um livro recente sobre todos os artifícios que as empresas usam para venderem os seus produtos.

Para quem gosta destas coisas acho que é um livro que deve ler!

Todas as polémicas à volta dos temíveis parabenos (produto de ação antimicrobiana) e a sua relação com casos de cancro de mama. Tal como a autora refere, se abrimos o nosso armário podemos ter consciência de quantos produtos temos abertos há mais de 6 meses. Obviamente que devemos evitar usar cosméticos fora do prazo...mas se ainda estamos todos aqui podemos agradecer aos parabenos e a outros conservantes que dificultam a vida aos microrganismos! Mas os produtos paraben free têm que ter um sistema conservante apropriado da mesma categoria dos parabenos....acho que isto dá que pensar! 

Água micelar...como é que uma água pode ser micelar? A mensagem que passa é que se trata de um produto tão delicado como a água, mas que limpa tão bem como o sabão! Mas de facto em que é que consiste? Num desmaquilhante à base de tensoativos em concentração suficiente para formar micelas...resumidamente água com sabão!

Quanto aos cabelos...para ficarem realmente limpos, precisamos de uma substância que consiga aderir à gordura, retira-la do cabelo e levá-la consigo com a lavagem...ou seja...têm que ter um tensoativo!! No champô o mais utilizado é o SLS (dodecil sulfato de sódio), mas associado a outros tensoativos mais delicados como o SLES (lauril éter sulfato de sódio). Outro ingrediente são as moléculas à base de silício que reduz a porosidade do cabelo e evita também que a água existente no interior evapore e lubrifica a superfície, tornando-o mais macio e fácil de pentear. A formula fica completa com substâncias como o cloreto de sódio, fragrâncias e conservantes. A controvérsia gira em torno do SLS....e mais uma vez aos seus substitutos!! Será que são de facto isentos deste ingrediente tão odiado? Parece que não!

Os pelos...a nossa batalha de sempre! E a nossa indecisão entre a cera ou a gilete? Afinal a única diferença é que a gilete corta pelo tronco (tal como os depilatórios) e a cera pela raiz e tem que voltar a crescer do zero...e naturalmente levar mais tempo. Agora existem novas técnicas que vieram revolucionar a depilação...principalmente a chamada "permanente"... nomeadamente o laser e a luz pulsada que de facto não são assim tão permamentes!! O único método realmente com este efeito é a eletrólise...mas não é rápida e muitos menos indolor!

Outra das nossas batalhas... a celulite! Mas afinal a tão odiada celulite é "uma doença inventada"! Sabiam? É simplesmente uma característica fisiológica de alguns tecidos adiposos...tanto das magrinhas como das mais gordinhas. Existem diversas hipóteses sobre as causas da celulite, tais como: alterações da micro circulação sanguínea, influência dos fatores hormonais, estilo de vida sedentário, entre outras. Atenção aos cremes anti celulite...a sua eficácia é bem duvidosa! :)

Outro tema abordado são as rugas...podemos minimizar os efeitos...mas não as eliminamos com cremes. Ainda no tema pele, a proteção solar é de facto importante...30 gramas de creme protetor é a quantidade adequada para o corpo todo....agora façam as contas...uma embalagem de 200 ml deverá ser suficiente para seis aplicações....pois...costuma dar para muito mais, certo? Ou seja como reduzimos a quantidade de creme aplicado...reduzimos também a proteção! Ah pois!!! Já para não falar das sessões de bronzeamento nos centros de estética!!!

Resumidamente é isto!

Há tanta coisas que nos passa ao lado...temos de estar de facto muito mais atentos!

IMG_1314.JPG

 

 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D