Como evitar o cansaço acumulado...
Às vezes, o cansaço do trabalho é tanto que me sinto como se tivesse acabado de correr uma maratona. É impressionante o efeito que a falta de descanso e os dias intermináveis de trabalho têm em nós. Vamos acumulando e vamos perpetuando um ciclo até não aguentarmos mais. Por isso é que é tão importante criar rotinas de bem-estar que ajudem a evitar o cansaço acumulado.
Ficam aqui algumas sugestões:
1. Desligar das redes sociais
Estar constantemente ligado, a ouvir notificações e a receber estímulos, não é a melhor forma de descansar. Quando chega o fim do dia, “desligue-se” do email de trabalho e deixe as preocupações para o dia de amanhã. Ao fim-de-semana, em vez de continuar ao mesmo ritmo, desligue-se das redes sociais e desfrute da companhia de quem lhe é mais próximo.
2. Fazer uma massagem terapêutica
Fazer uma massagem terapêutica - verdadeiramente terapêutica, com um fisioterapeuta ou um especialista em medicina oriental - ajuda a libertar a tensão acumulada nos músculos. Nem sempre é fácil encontrar um profissional de confiança, mas com a Fixando pode encontrar massagens em Lisboa ou massagens no Porto e saltar toda a procura por spas e health clubs.
3. Praticar yoga
O yoga é uma das melhores formas de aliviar o stress e tensão. Obriga-nos a reconectar connosco mesmos, além de ter todos os benefícios do exercício físico. Fazer desporto (para os mais distraídos, o yoga também é um desporto!) aumenta a produção de endorfinas e contribui para o nosso bem-estar geral. Para os mais pacientes, podem associar a prática do yoga à meditação.
4. Aromaterapia
Os aromas também influenciam o nosso estado de espírito. Uma das técnicas que me sugeriram para relaxar foi rechear a minha casa de cheiros que me acalmem e que transmitam tranquilidade. No fundo, o objetivo é tornar a nossa casa num ambiente diferente de todos os outros, “mais nosso”. Os cheiros naturais, como o eucalipto ou as mimosas, são uma boa forma de começar.
Concordam ou têm outras formas de manter o vosso equilíbrio?
