Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Gosto disto, e então?

Por Patrícia Costa

Por Patrícia Costa

Gosto disto, e então?

23
Jan19

Método KonMari….

Patrícia Costa

Agora com uma série na Netflix...este método está a bombar!

A primeira vez que ouvi falar disto foi em 2015…mas confesso que não prestei muita atenção! O livro “Arrume a sua casa Arrume a sua vida” andou lá por casa esquecido entre muitos outros!

Recentemente, durante uma tarde de verdadeira preguiça no sofá…dei uma hipótese à Marie Kondo! E pronto…vi três episódios seguidos da série…

Ora bem...depois de ter percebido como tudo isto funciona na prática, acho que a aplicação deste método exige alguma preparação “mental e emocional”! 

Ela é japonesa, o que explica muitos dos conceitos por de trás das suas regras, tudo a ver com a cultura oriental.

São seis as regras básicas de arrumação:

1. Compromisso;

2. Encontrar o seu estilo de vida ideal; 

3. Deitar fora;

4. Organizar por categoria, não por divisão;

5. Seguir a ordem correta de arrumação - roupas, livros, papéis, Komono (objetos variados) e lembranças;

6. Tudo o que vai guardar tem que lhe transmitir Alegria, o que nem sempre é uma decisão fácil! O objetivo é criar um ambiente para vivermos com as coisas que mais gostamos. Tudo na casa tem que ter um sítio, o que facilita a arrumação, sem dúvida! O resto é para deitar fora!

Também devemos seguir quatro princípios: dobrar a peça, colocá-la na vertical, guardar num determinado lugar e dividir o espaço de arrumação em compartimentos quadrados. Isto aplica-se não só a roupas, mas também a outras categorias.

Impecável…tudo dobradinho…colocado na vertical...arrumado em compartimentos quadrados…ok…ok...mas para mim é tudo dobrado em demasia (pequeno retângulo) ...acho que quando quisesse vestir a roupa estava tudo cheio de marcas...detesto vestir alguma peça com as marcas dos vincos! 

Porém, para certas roupas o método de dobragem dela é perfeito. Serve muito bem para as camisolas de alças que usamos como primeira camada, roupa interior, meias, calções, camisolas e casacos quando estão fora de época. Eu pessoalmente prefiro ter penduradas as calças, os vestidos, as saias e as blusas, mas ela ensina a dobrar tudo.

Também é excelente para fazer uma mala de viagem...aí sim…vai tudo arrumado e perfeitamente organizado! E transmite alegria porque vamos de férias!

Existe um ponto que não consigo concordar mesmo - o “deitar fora”. Não usa? Não transmite alegria? Deita fora! Se necessitar dela outra vez compre uma nova. Um pouco extremista, não?! E reciclar? E doar? Não seria o mais correto? Penso que sim!

Conclusão, o conceito é giro, dá dicas muito úteis para a organização lá de casa, mas não se enquadra a 100% no meu conceito de arrumação.

Mas vou ver a série até ao fim…embora cada episódio seja mais do mesmo! :)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D